Foto: José Rebelatto
"Diz para os sete filhos que ali é sua casa, não há quem o tire. Seu pai também foi verdureiro e a sabedoria de escolher bem os alimentos tem sido passada de geração em geração."
Audiodescrição
Quem caminha pela área das verduras, no Mercado da Encruzilhada, dá de cara com José da Silva do Nascimento, seu José, famoso verdureiro que passa boa parte da manhã sentado em sua cadeirinha debulhando feijão verde que ele mesmo escolhe e diz que é sua especialidade.
Chegou no Mercado no dia 8 de setembro em 1959, data que tem cravada na memória, sendo um dos primeiros a ocupar o espaço.
Foto: Mateus Guedes
Audiodescrição
Audiodescrição
Diz para os sete filhos que ali é sua casa, não há quem o tire. Seu pai também foi verdureiro e a sabedoria de escolher bem os alimentos tem sido passada de geração em geração. Hoje, quem atende os clientes e arruma a mercadoria dos boxes 78 e 79 é a filha e a sobrinha.
Mas a ida à Ceasa, durante as primeiras horas da madrugada em três dias da semana, ainda é sagrada e não tem discussão. Seu José se permite fazer uma pausa: às 11h diz que “vai molhar a chapa”, toma sua dose de whisky e almoça no box da amiga de muitos anos. O Mercado é sua grande família.
Foto: Gabriela Passos
Foto: Maria Abreu